terça-feira, 15 de setembro de 2009

Conheça XERÉM


Em 21 de julho de 1981, dia do aniversário de 79 anos do Fluminense Football Club, foi assinada a escritura do terreno que hoje abriga o Centro de Treinamento de Xerém.

Situado a 40 km do Centro do Rio, na tranqüilidade de Xerém - Distrito da cidade de Duque de Caxias, o terreno, que pertencia à Associação dos Tarifeiros da Marinha e era administrado pelo Serviço de Patrimônio da União, foi cedido ao clube pelo então Presidente da República General João Baptista de Figueiredo.

A idéia de ter um Centro de Treinamento que pudesse abrigar o futebol tricolor surgiu durante o mandato do presidente Silvio Kelly dos Santos, na tentativa de preservar o Estádio das Laranjeiras, primeiro estádio construído no Brasil, em 1919.

A sugestão do terreno foi do funcionário Roberto Alvarenga, que já conhecia o local e o recomendou ao presidente. Kelly enviou então uma carta ao General Figueiredo relembrando os serviços prestados pelo Fluminense ao desporto brasileiro e solicitando a cessão do terreno que, cinco meses mais tarde, passava a ser de posse do clube.

As obras começaram em seguida, com o levantamento topográfico e a terraplanagem. Pouca gente sabe, mas o primeiro campo de futebol de Xerém levou a assinatura de um dos mais famosos paisagistas do mundo, o brasileiro Roberto Burle Marx.

A inauguração oficial acorreu no dia 30 de abril de 1983 e a obra comportava apenas o campo de futebol. Em 1984, o time profissional do Fluminense treinava em Xerém, ainda que não houvesse sistema de iluminação ou uma estrutura fora o campo. O time utilizava um alojamento próximo, chamado Berro D’Água. Ao final do ano, Paulo Víctor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Renato; Jandir, Delei (Renê) e Assis; Romerito, Washington (Wilsinho) e Tato entraram para a história tricolor ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro.

Mais tarde o arquiteto Mauricio Procnik, que projetou o acesso ao Corcovado, trabalhou no projeto embrionário para a construção do CT, custeado por alguns tricolores ilustres, arregimentados por João Havelange. Com a maquete pronta, a nova etapa era levantar recursos para o financiamento e foi então criada uma taxa de obra, dividida pelos associados do clube, além da ajuda de outras personalidades que seguiram atendendo ao pedido de Havelange.

Em 1985 a parte física ficou pronta, mas o CT ainda não dispunha de equipamentos. A inauguração oficial aconteceu apenas dez anos mais tarde, no dia 16 de dezembro de 1995, com o nome de Silvio Kelly dos Santos.

Desde então Xerém vem sofrendo modernizações e hoje recebe diariamente cerca de 200 garotos, com idades entre 9 e 20 anos, que contam com um programa que inclui alimentação balanceada, estudo, acompanhamento social, psicológico e médico, além de treinamentos físicos, técnicos e táticos, imprescindíveis para o desenvolvimento da prática de futebol.

Todos os serviços são oferecidos sob orientação e acompanhamento de profissionais diplomados e qualificados dentro do cenário esportivo nacional, que contam hoje com uma infra-estrutura de seis campos de treinamento e um de jogo, prédio administrativo, concentração e o Hotel Concentração Telê Santana, distribuída numa área utilizada de cerca de 100 mil m².

Não à toa o clube se tornou um colecionador de títulos nas divisões de base. Mesmo antes da criação do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, o tricolor já acumulava importantes conquistas, como a da Taça São Paulo de Juniores nos anos de 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989. Mas o número de conquistas cresceu muito a partir de 1999, período no qual o CT começou efetivamente a funcionar.

Dentre os mais importantes podemos destacar: o 8º Torneio de Oberndorf de Juniores (Alemanha) 2001, Campeonato Brasileiro (United Premier Cup) 2005, o Mundialito de Juniores (Emirados Árabes Unidos) 2005, Manchester Cup sub-15 (Inglaterra) 2005, Mundialito sub-19 (Emirados Árabes) 2005; 36º Torneio Internacional de Futebol de Monthey na Suíça (juniores) 2006 e 25ª Edição da Milk Cup sub-17, na Irlanda, em 2007.

O Fluminense orgulha-se do trabalho desenvolvido em Xerém não só pela conquista de importantes títulos internacionais, difundindo pelo mundo a tradição tricolor, mas, principalmente, pelo desenvolvimento da formação e qualificação de atletas e cidadãos.
Fonte: Site Oficial do Fluminense

3 comentários:

  1. sou flamenguista mas admito que hj, os clubes do Rio q possuem a melhor estrutura para a base são o flu e botafogo.

    vcs estão de parabéns e certamente colhendo os frutos de tudo isso... até penso em mandar o nosso craquinho Mikael lá pra fazer um teste e quem sabe defender as 3 cores do flu...

    quer saber quem é... visite o nosso blog:

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. poxa queria mt joga em xerem tenho 16 anos moro em nova iguacu 1e70 de altura jogo de atacante tel de contato se tive enteressado 26678347 mail danielbk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Aceite a jesus cristo como seu unico e suficiente salvado . jesus esta voltando e vc com estas?
    isso não e bricadeira não e palhaça eu coisa seria
    ,so quero que vc pense e reflita . Deus é contigo fique tranquilo.

    ResponderExcluir