quarta-feira, 18 de março de 2009

CURIOSIDADES

Curiosidades da História do Glorioso "TRICOLOR DAS LARANJEIRAS"




- A primeira sessão da Diretoria do Fluminense foi realizada em 25.07.1902, às 21 horas, na residência de Oscar Cox, à rua Salvador, nº. 5, com a presença do próprio Oscar Cox (presidente), Louis da Nóbrega Júnior (vice-presidente), Mário Rocha (primeiro secretário), Domingos Moitinho (tesoureiro), Horácio da Costa Santos e Félix Frias (integrantes da Comissão de Esportes, denominada "Ground Committee").


- O primeiro Relatório do Fluminense abrangeu o período de julho/1902 e dezembro/1903, apresentando uma receita líquida de 332$040.


- Como a máquina de aparar grama importada da Inglaterra era impulsionada pela força animal, o Fluminense adquiriu, por 160$000, o burro "Faísca", da linhagem do famoso Ruço do Sancho Pança, que trabalhava com luvas enfiadas nas suas patas, para não causar danos ao gramado.


- Em partidas de futebol, o Fluminense estreou em 19 de outubro de 1902, no campo de Paysandú Cricket Club, goleando impiedosamente o Rio Football Club por 8 X 0, gols Horácio da Costa Santos (3), Heráclito de Vasconcelos (2), Félix Frias (1) e A. Simonsen (1). O Fluminense jogou com Américo Couto, M. Frias e V. Etchegaray (capitão); Mário Rocha, Oscar Cox e W. Schuback; A.Simonsen, E. Moraes, Costa Santos, H. Vasconcelos e F. Frias.


- Em 06 de setembro de 1906, no gramado do Velódromo, em São Paulo/SP, o Fluminense estreou em partidas interestaduais, empatando de 0 X 0 contra o Clube Atlético Paulistano. Eis a formação do Flu: Cruisckshank, J. Robinson e V. Etchagaray; A. Simonsen, A. Wright e F. Moreton; C. Robinson, H. Costa Santos, E. Cox, H. Vasconcellos e F. Frias.


- O primeiro jogo do primeiro Campeonato de Futebol do Rio de Janeiro foi realizado em data de 03 de maio de 1906, no campo da Rua Guanabara, com a goleada do Fluminense Football Club sobre o Paysandú Cricket Club por 7 X 1, gols de Horácio da Costa Santos (3), Emílio etchegaray (2), Edwin Cox (1), e Murray (zagueiro do Paysandú, contra). Horácio da Costa Santos, abrindo o placar, marcou o primeiro gol do Fluminense e de jogos do Campeonato Carioca.


- O Fluminense foi o primeiro time a se sagrar Campeão Carioca invicto, no ano de 1908. Eis os primeiros campeões invictos do Rio de Janeiro: Waterman, V. Etchegaray e Salmond; J. Leal, Buchan e N. Macedo; Oswaldo, Costa Santos, E. Cox, E. Etchegaray e F. Frias. No ano seguinte, o Fluminense repetiu a mesma dose.


- Em 1911, o Fluminense foi Campeão do Rio de Janeiro sem perder um ponto sequer, derrotando todos os seus adversários no turno e returno. Eis os responsáveis pela proeza: Baena, Píndaro e Nery; Lawrence, Amarante e Galo; Orlando, Oswaldo, Borgerth, Gustavo e Calvert.


- A primeira partida entre Flamengo e Fluminense, realizada em 07.07.1912, foi vencido brilhantemente pelo Tricolor por 3 X 2. Releva dizer que o time do Flamengo era formado por nove jogadores titulares do Fluminense que se rebelaram, abandonaram o Tricolor e fundaram o setor de futebol do clube rubro-negro.


- O tricolor Edward Calvert, no primeiro minuto de jogo, marcou o primeiro gol da história dos Fla X Flu, em 07.07.1912.


- No ano de 1950, foi realizado o primeiro Fla X Flu da história do Estádio do Maracanã, hoje Mário Filho. Resultado da partida: Fla 1 X FLU 2.


- Foi o jornalista tricolor Mário Filho, irmão mais velho do também tricolor Nelson Rodrigues, que, em usas crônicas esportivas, popularizou a expressão "FLA-FLU" para designar o confronto entre Flamengo e Fluminense. A expressão fez tanto sucesso que, em 1937, virou marchinha carnavalesca (composição de Haroldo Lobo e J. Cascata).


- O maior público que o Estádio do Maracanã acolheu em toda sua história foi de 177 mil pagantes e 17 mil caronas, totalizando 194 mil torcedores, ocorreu na partida entre Fluminense 0 x 0 Flamengo, na decisão do campeonato carioca de 1963.


- O "tanque" inglês Welfare, que honrou a camisa tricolor de 1913 a 1924, era tão querido no Fluminense que havia sempre um torcedor a lhe carregar a maleta com o uniforme, chuteiras e uma garrafa de uísque.


- Embora não sendo sua única razão de ser, o Fluminense foi fundado como uma agremiação voltada para o futebol, daí porque, diferentemente dos quatro clubes grandes do futebol carioca, não ter "regatas" no seu nome.


- Waldo foi escolhido melhor ponta-de-lança da história centenária do Fluminense. Foi muita justa a escolha, pois Waldo foi o maior artilheiro do Flusão de todos os tempos, marcando 314 gols com a gloriosa camisa tricolor.


- De 1952 a 1961, a equipe de Polo Aquático do Fluminense disputou 104 partidas estaduais, interestaduais e internacionais, sem derrota alguma. O atleta Márvio Kelly dos Santos atuou maior número de vezes (103 partidas), sendo também o principal artilheiro.


- Ao conquistar o Campeonato Carioca de 1959, o Fluminense tornou-se o último campeão da capital federal, fechando com chave de ouro uma era histórica da cidade do Rio de Janeiro.


- Em 06/07/1988, o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural, reconhecendo os seus valores histórico e arquitetônico, decretou o tombamento do Estádio das Laranjeiras.


- A equipe masculina de Natação do Fluminense foi Campeã Carioca por vinte e três (23) anos consecutivos, de 1941 a 1963.


- A equipe feminina de Natação do Fluminense foi Campeã Carioca por treze (13) anos consecutivos, de 1938 a 1950.


- A equipe masculina de Saltos Ornamentais do Fluminense foi Campeã Carioca por nove (9) anos consecutivos, de 1952 a 1960.


- A equipe masculina de Basquetebol do Fluminense foi Campeã Carioca por oito (8) anos consecutivos, de 1920 a 1927.


- A equipe masculina de Tênis do Fluminense foi Campeã Carioca por treze (13) anos consecutivos, de 1919 a 1931.


- A equipe de Tiro ao Alvo do Fluminense foi Campeã Carioca por sete (7) anos consecutivos, de 1952 a 1958.


- Foi o General João Figueiredo, à época Presidente da República, que, como tricolor fervoroso, em 21.07.1981, assinou a Escritura de Cessão do terreno com 79.900 metros quadrados, onde hoje se localiza o Centro de Treinamento Sylvio Kelly dos Santos, mais conhecido como Vale das Laranjeiras, em Xerém.


- Em 1944, após demorada visita à sede do Fluminense, o general José Pessoa, presidente do Club Militar, deixou consignada a seguinte impressão sobre o detentor da Taça Olímpica: "Meu espírito patriota se reconforta ao conhecer e contemplar essa magnífica obra de brasilidade, modêlo de suas congêneres e orgulho da gente moça do Brasil."


- O Sócio Honorário do Fluminense catalogado sob o número 11 (onze) é Alberto Santos Dumont, o brasileiro inventor da aviação.


- Em 1921, o poeta Coelho Neto, tricolor de coração, criou a vida artística do Fluminense, sendo seu primeiro Diretor Artístico. Foi na sua gestão que teve início as memoráveis vesperais de arte, com números de dança clássica, declamação, canto e outras expressões artísticas.


- Filho mais velho do poeta Coelho Netto, Emanuel Coelho Netto (Mano), falecido em 30.09.1922, aos 24 anos, em consequência de uma falta violenta sofrida num jogo do Fluminense, recebeu o primeiro título de Benemérito post-mortem da história do Clube.


- O legendário goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, além de ligado ao esporte, foi um renomado historiador, sendo o maior especialista em História Brasileira do Século XVII.


- Em 1943, o Fluminense adotou o Cartola para simbolizar o Clube, visando vincular o glorioso Tricolor das "Laranjeiras" com a nobreza e a fidalguia brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário