quarta-feira, 18 de maio de 2011

Breve Histórico

Em 21 de julho de 1981, dia do aniversário de 79 anos do Fluminense Football Club, foi assinada a escritura do terreno que hoje abriga o Centro de Treinamento de Xerém.

Situado a 40 km do Centro do Rio, na tranqüilidade de Xerém - Distrito da cidade de Duque de Caxias, o terreno, que pertencia à Associação dos Tarifeiros da Marinha e era administrado pelo Serviço de Patrimônio da União, foi cedido ao clube pelo então Presidente da República General João Baptista de Figueiredo.

A idéia de ter um Centro de Treinamento que pudesse abrigar o futebol tricolor surgiu durante o mandato do presidente Silvio Kelly dos Santos, na tentativa de preservar o Estádio das Laranjeiras, primeiro estádio construído no Brasil, em 1919.

A sugestão do terreno foi do funcionário Roberto Alvarenga, que já conhecia o local e o recomendou ao presidente. Kelly enviou então uma carta ao General Figueiredo relembrando os serviços prestados pelo Fluminense ao desporto brasileiro e solicitando a cessão do terreno que, cinco meses mais tarde, passava a ser de posse do clube.

As obras começaram em seguida, com o levantamento topográfico e a terraplanagem. Pouca gente sabe, mas o primeiro campo de futebol de Xerém levou a assinatura de um dos mais famosos paisagistas do mundo, o brasileiro Roberto Burle Marx.

A inauguração oficial acorreu no dia 30 de abril de 1983 e a obra comportava apenas o campo de futebol. Em 1984, o time profissional do Fluminense treinava em Xerém, ainda que não houvesse sistema de iluminação ou uma estrutura fora o campo. O time utilizava um alojamento próximo, chamado Berro D’Água. Ao final do ano, Paulo Víctor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Renato; Jandir, Delei (Renê) e Assis; Romerito, Washington (Wilsinho) e Tato entraram para a história tricolor ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro.

Mais tarde o arquiteto Mauricio Procnik, que projetou o acesso ao Corcovado, trabalhou no projeto embrionário para a construção do CT, custeado por alguns tricolores ilustres, arregimentados por João Havelange. Com a maquete pronta, a nova etapa era levantar recursos para o financiamento e foi então criada uma taxa de obra, dividida pelos associados do clube, além da ajuda de outras personalidades que seguiram atendendo ao pedido de Havelange.

Em 1985 a parte física ficou pronta, mas o CT ainda não dispunha de equipamentos. A inauguração oficial aconteceu apenas dez anos mais tarde, no dia 16 de dezembro de 1995, com o nome de Silvio Kelly dos Santos.

Desde então Xerém vem sofrendo modernizações e hoje recebe diariamente cerca de 200 garotos, com idades entre 9 e 20 anos, que contam com um programa que inclui alimentação balanceada, estudo, acompanhamento social, psicológico e médico, além de treinamentos físicos, técnicos e táticos, imprescindíveis para o desenvolvimento da prática de futebol.

Todos os serviços são oferecidos sob orientação e acompanhamento de profissionais diplomados e qualificados dentro do cenário esportivo nacional, que contam hoje com uma infra-estrutura de seis campos de treinamento e um de jogo, prédio administrativo, concentração e o Hotel Concentração Telê Santana, distribuída numa área utilizada de cerca de 100 mil m².

Não à toa o clube se tornou um colecionador de títulos nas divisões de base. Mesmo antes da criação do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, o tricolor já acumulava importantes conquistas, como a da Taça São Paulo de Juniores nos anos de 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989. Mas o número de conquistas cresceu muito a partir de 1999, período no qual o CT começou efetivamente a funcionar.

Dentre os mais importantes podemos destacar: o 8º Torneio de Oberndorf de Juniores (Alemanha) 2001, Campeonato Brasileiro (United Premier Cup) 2005, o Mundialito de Juniores (Emirados Árabes Unidos) 2005, Manchester Cup sub-15 (Inglaterra) 2005, Mundialito sub-19 (Emirados Árabes) 2005; 36º Torneio Internacional de Futebol de Monthey na Suíça (juniores) 2006 e 25ª Edição da Milk Cup sub-17, na Irlanda, em 2007.

O Fluminense orgulha-se do trabalho desenvolvido em Xerém não só pela conquista de importantes títulos internacionais, difundindo pelo mundo a tradição tricolor, mas, principalmente, pelo desenvolvimento da formação e qualificação de atletas e cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário