terça-feira, 25 de maio de 2010

A parceria


Montagem



O Fluminense apresentou na tarde desta terça-feira uma parceria inédita com a AmBev. O acordo inclui a revitalização da sala de troféus do clube, reforma dos bares da piscina, do tênis e do Fidélis, nas Laranjeiras, e a volta da Revista do Fluminense. Inicialmente com publicação trimestral, a revista pretende abordar temas como a história do clube e matérias sobre as competições com atletas tricolores, além de oferecer seção dedicada aos torcedores e entrevistas com jogadores do elenco.



A Brahma também irá atender os desejos do torcedor com um projeto especial de parceria chamado investimento cooperado. Os tricolores poderão decidir os investimentos que a marca fará para o clube. Serão listadas algumas ações aqui mesmo, no Site Oficial do Fluminense, além do site da Brahma e o torcedor decidirá qual delas deverá ser executada. Nessa ação, a torcida deve investir metade do valor e a marca Brahma completará o valor restante.



A parceria ainda contempla a exposição da marca nas Laranjeiras e placas no campo de treinamento. Além disso, a AmBev passa a assinar todas as mídias do clube, que incluem os portais e as TVs oficiais. A Brahma levará sua marca também aos pontos de venda, transformando-os em verdadeiros points para os tricolores. Itens como geladeiras, mesas e outros produtos serão customizados com o escudo do clube.



Daniel Bastos, vice-presidente de marketing e publicidade do Fluminense, ficou muito satisfeito com o acordo com a AmBev. "Essa nova parceria vai viabilizar a revitalização de vários espaços do clube, como os bares e a nossa querida sala de troféus, agregando modernidade à nossa tradicional história de glórias. Além de beneficiar os sócios, vamos estreitar os laços com a melhor e mais bonita torcida do mundo, nosso principal patrimônio, tornando as festas ainda mais belas. Criaremos ainda uma revista inicialmente trimestral - a Revista do Fluminense - voltada também para o nosso torcedor.", afirma.



A Brahma tem uma longa relação com o futebol. A marca sempre foi uma grande incentivadora do esporte favorito dos brasileiros realizando ações com torcedores em diferentes regiões do país, além de patrocinar a seleção brasileira desde 1994 e, agora, como a primeira marca do país a ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo. A parceria com o Fluminense reforça ainda mais o vínculo com o futebol e com os torcedores do Rio.



"O principal objetivo da iniciativa é incentivar ainda mais a paixão pelo futebol, a paixão que o torcedor tem pela camisa, garantindo benefícios para os torcedores, o clube e para os cariocas. Os valores da marca, do "brahmeiro" - o brasileiro trabalhador que batalha pelos seus sonhos com garra e determinação - são também os valores que permeiam o futebol. Todo o torcedor quer ver o seu time entrar em campo com atitude, para defender a camisa e fazer o melhor", diz Rafael Pulcinelli, Gerente de marketing da AmBev.



Sobre a Brahma

Sinônimo de cerveja no Brasil, a cerveja Brahma foi criada em 1888, no Rio de Janeiro. É a segunda marca mais vendida no País, com mais de 18% de participação no mercado - segundo dados da A/C Nielsen de fevereiro de 2010. Em São Paulo é líder com mais de 30% de participação. Foi a primeira marca de cerveja brasileira a ser exportada e a primeira a ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA.


Site FFC

terça-feira, 11 de maio de 2010

91 anos das Laranjeiras

11/05 Onze de maio é um dia de muita comemoração no Fluminense. Você deve estar se perguntando o porquê, certo? Afinal não é o dia de fundação e nem o da conquista de um título. É uma data especial porque há 91 anos era inaugurado o tradicional estádio das Laranjeiras, batizado de Manoel Schwartz. O palco que hoje serve como centro de treinamento para os jogadores tem muita história e nada melhor do que a data comemorativa para relembrá-la. Coincidentemente ou não, nesta terça-feira o técnico Dunga divulgará a lista de jogadores que representará o país na Copa da África do Sul. Então vamos aproveitar também para rememorar alguns craques tricolores que fizeram história com a camisa canarinho.



Para começar a contar sobre a relação estreita que sempre teve com a Seleção Brasileira, você sabia que o estádio das Laranjeiras, inaugurado no dia 11 de Maio de 1919, foi o primeiro do Brasil e construído com o estímulo da Confederação Brasileira de Desportos justamente para receber o Campeonato Sul-Americano? Com capacidade inicial de 18 mil espectadores, o Tricolor das Laranjeiras se pintou de verde e amarelo para receber a Seleção na estreia da competição.


O cenário deu sorte para o país começar o Sul-Americano com o pé-direito, goleando o Chile com um empolgante 6 a 0. Comandada pelo goleiro tricolor Marcos Carneiro de Mendonça a Seleção conquistou o primeiro título relevante com uma campanha brilhante invicta, vencendo três jogos (Chile, Argentina e Uruguai) e empatando um (Uruguai).



Em 1922, para atender novamente a um pedido da CBD, o estádio teve a capacidade aumentada para 25 mil espectadores, com o objetivo de sediar dois grandes eventos comemorativos do Centenário da Independência do Brasil: Os Jogos Olímpicos Latino-Americanos (precursor dos Jogos Pan-Americanos) e o Campeonato Sul-Americano de Seleções Nacionais.


A sede do Fluzão também pode ser considerada uma segunda casa da equipe brasileira, afinal a equipe disputou 18 jogos nas Laranjeiras entre 1919 e 1931, não perdendo nenhum sequer. Foram 13 vitórias e cinco empates.



Foi aqui também que o autor do primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo deu os primeiros passos, ou melhor, os primeiros chutes. João Coelho Neto, o Preguinho, sócio número 20 do Clube jogou unicamente no Flu, de 1925 a 38 e balançou a rede da Iuguslávia, na Copa de 30, disputada no Uruguai, entrando também para a história da Seleção. O jogador, que além do futebol disputou outras sete modalidades esportivas nas Laranjeiras (vôlei, basquete, pólo aquático, saltos ornamentais, natação, hóquei e atletismo), é um dos maiores goleadores do Fluminense, com 184 gols.

Além de Preguinho, diversos outros prodígios tricolores fizeram história com a camisa canarinho, como Didi, Castilho, Félix, Branco, Jair Marinho, Gérson, Edinho, Ricardo Gomes, Paulo Victor, Rivelino, Paulo César Caju, Dirceu. E hoje, a torcida tricolor pode ainda comemorar com a escalação de mais um craque, que começou a carreira de sucesso nas Laranjeiras. O zagueirão Thiago Silva, apelidado de Monstro, é o mais novo ídolo do Fluminense e mesmo não atuando mais pelo clube está guardado com muito carinho no coração dos tricolores, que torcerão ansiosos por sua convocação.



Por falar em história recente, hoje em dia o gigante que chegou a reunir 30 mil pessoas, tem a capacidade reduzida a oito mil e não recebe mais partidas oficiais. A redução deveu-se a uma desapropriação para a duplicação da Rua Pinheiro Machado, para o escoamento do trânsito do túnel recém criado Santa Bárbara. Anexado ao Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro e antiga sede da República brasileira, o estádio recebeu 839 partidas do Fluminense, com 531 vitórias, 158 empates e 150 derrotas. A torcida tricolor soltou o grito com 2.206 gols e teve o prazer de ver de perto o time jogando em sua casa pela última vez em 26 de fevereiro de 2003, em uma partida do Campeonato Carioca. Na ocasião, o time empatou com o Americano por 3 a 3. Desde então, o estádio é utilizado como centro de treinamento do time profissional e recebe jogos das categorias de base, como o Campeonato Carioca de juniores. Recentemente o gramado passou por uma reforma para receber ainda melhor os talentos da nova geração.


Paola Antunes - Site FFC