quarta-feira, 13 de maio de 2009

Novo Uniforme

O Fluminense apresentou na tarde desta segunda-feira os novos uniformes do time, na loja da Adidas, na Barra da Tijuca. A coleção fez uma viagem na história tricolor e homenageou algumas conquistas, com destaque para a da Taça Olímpica, que completou 60 anos no último dia 28.

Thiago Neves e Tartá apresentaram a camisa número um, que tem como referência o uniforme usado na conquista do título brasileiro de 1984. Com listras mais finas, o modelo tem a gola no formato V.




Já o argentino Conca, quebrou a timidez e junto com Alan exibiu o segundo uniforme, inspirado no modelo usado originalmente em 1907, durante a série do tetracampeonato carioca, conquistado entre 1906 e 1909.


A camisa dos goleiros também passeou pela história do clube e Fernando Henrique desfilou com um modelo na cor laranja, em homenagem ao estádio das Laranjeiras Manoel Schwartz, que completa 90 anos nesta segunda. Já Ricardo, exibiu um belo modelo azul, que já caiu no gosto do time.

"Vou ter que confessar que adorei o modelo azul. O Laranja ficou muito bonito, mas pretendo ficar com o azul, que caiu muito bem", brincou Fernando Henrique. Berna concordou com o companheiro e exibiu todo orgulhoso a nova camisa 1.


Todos os novos uniformes têm uma pequena taça estampada no peito, em homenagem a conquista da Taça Olímpica, maior honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional à instituição, associação ou região que tenha prestado relevantes serviços à causa do esporte.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Fluminense Football Club e Adidas lançam no dia 11 os novos uniformes 2009




Camisas apresentarão várias novidadesO Fluminense Football Club e a Adidas lançarão na segunda, dia 11, às 11h, na loja do Barra do Shopping, as novas camisas de jogo da coleção 2009. Algumas novidades serão apresentadas, tricolor com listras mais finas, uniforme branco diferente e a Taça Olímpica estará bordada nas camisas.


A camisa tricolor
O uniforme volta mais uma vez a ter sua gola em "V" e o número de listras foi aumentado. Procurando retornar ao padrão mais tradicional do Flu, como na década de 70, a camisa tricolor passa a ter 7 listras verticais ao invés das 5 atualmente existentes. O logo da Unimed permanece nas mangas e no peito em todas as camisas.


A camisa branca com faixas diagonais
O uniforme foi usado em nosso primeiro tricampeonato 1906/1907/1908 (homenagem) e também num período entre os anos de 1966 e 1968. Possui 2 faixas diagonais nas cores verde e grená que partem do ombro direito.Veja as camisas de 1907 e 1908 nos links abaixo:








A camisa grená



A camisa é toda grená com uma faixa vertical verde no meio. Foi dos uniformes o que mais sofreu críticas pois para alguns o modelo anterior era muito mais bonito do que o novo.




A Taça Olímpica bordada nos uniformes
Aproveitando as comemorações dos 60 anos do recebimento da Taça Olímpica, os novos uniformes apresentarão o troféu bordado no lado direito do peito. A autorização foi dada pelo Conselho Deliberativo do clube em reunião realizada ainda no mês de março.
A Taça ou Coupe Olympique foi outorgada ao Flu em 1949 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). É o mais alto e cobiçado troféu do desporto mundial. Também chamada de Taça de Honra, tem como finalidade reconhecer anualmente, aquele que, no juízo do COI, mais fez em prol do olimpismo e do esporte.
O Barão Pierre de Coubertin, figura de realce no olimpismo mundial, visou, ao instituí-la, eternizar, os nomes de clubes, entidades nacionais e personalidades que se destacassem pela sua dedicação, trabalho e excepcional atuação em prol do esporte olímpico, tendo o Comitê Olímpico Internacional recebido a incumbência de escolher, a cada ano, o agraciado com essa honraria.
O Fluminense foi comunicado da premiação no dia 6 de maio de 1949 e é até hoje o único clube de futebol que a recebeu.

Parreira surpreende e Thiago Neves aparece no ataque


Tartá ficou com a vaga no meio no treino desta quarta-feira.


O treino desta terça-feira tinha tudo para ser marcado pelo tradicional rachão, disputado na véspera dos jogos. Mas o técnico Parreira aproveitou a atividade para fazer um trabalho tático e surpreendeu escalando pela primeira vez na semana Thiago Neves no ataque, ao lado de Fred, enquanto Tartá ficou com a responsabilidade pela criação ao lado de Marquinho.

O treinador ainda não definiu a escalação do time para a partida contra o Goiás, nesta quinta-feira, às 21h30, no Maracanã, mas já adiantou que não pretende contar com Everton Santos e pode até entrar em campo com três atacantes.

"O Everton Santos vem se sentindo mal há dois dias, estava com febre e o doutor resolver preservá-lo hoje. Ele deve ser relacionado e ficar no banco. O time só será definido nesta quinta. Tenho a opção de jogar até com três atacantes, com o Alan jogando ao lado de Fred e Thiago Neves", revelou.

O treinador lembrou que Thiago Neves foi muito bem no ataque durante a campanha tricolor na Libertadores do ano passado e comemorou a liberação do jogador pelo STJD.

"Foi uma agradável surpresa ele ser suspenso por apenas um jogo, já cumprido. O Thiago foi importantíssimo contra o Goiás no primeiro jogo, fundamental não só nos dois gols, ajudou na marcação e deu muita qualidade ao time. Se eu precisar ele está pronto para jogar no ataque, e sei que vai corresponder, pois foi importantíssimo e decisivo na libertadores jogando assim", concluiu.


Fonte: Fluminense Football Club.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O caminho para a Taça Olímpica




A conquista da Taça do Fluminense deveu-se à permanente ação do clube, visando à evolução e à divulgação dos esportes em geral, com ênfase para os esportes olímpicos e, principalmente, à organização exemplar, e à participação nas competições de diversas modalidades desportivas.


Não se pode esquecer que o Fluminense foi um dos introdutores do futebol no Brasil, no alvorecer do século XX, e construiu o primeiro estádio, o primeiro ginásio, o primeiro stand de tiro esportivo, e a primeira piscina no nosso país.


Em 1922, o Fluminense foi encarregado, pelas diversas entidades desportivas brasileiras, de sediar e acolher, nas suas instalações, os Jogos Latino-Americanos, comemorativos do primeiro centenário da independência do nosso país. O pioneirismo do Fluminense, aliado à participação dos nossos atletas e dirigentes nas Olimpíadas, desde 1920 na Cidade de Antuérpia, na Bélgica, que marcou a estréia do Brasil nos Jogos Olímpicos, foram fatores determinantes para a conquista da Taça Olímpica em 1949.
















A GRANDE NOTÍCIA



A honraria da Taça Olímpica foi comunicada ao Fluminense primeiramente por telegrama e mais tarde ratificada através da seguinte correspondência:

Lausanne, le 6 mai, 1949.
Fluminense Football Club.
Rio de Janeiro.
Monsieur le Président et Meissieurs.


Ainsi que nous vous l'avons comuniqué télégraphiquemente, nous avons l'honneur de vous faire savoir que lors de la session de Rome du Comité Olympique Internationel à l'unanimité a attribué à votre club la Coupe Olympique pour 1949.




Nous vous adressons nos chaleureuses félicitations pour l'hommage que les membres du C.I.O. vous ont envoyé et saisissons cette occasion pour fomuler nos voeux les meilleurs à votre association et aux sports dans votre pays.


Par ce même courrier, nous vous adressons:


· 1. photo de la coupe,
· 2. le diplome qui vous est destine,
· 3. une grande plaquette reproduisant la coupe,
· 4. une petite plaquette reproduisant la coupe.


Veuilleuz croire, Monsieur lé Président et Meissieurs, à l'expression de nos sentiments distingue.
Otto Mayer, chanceller.


Copie aux membres du C.I.O. pour le Brésil.


P.S. - Pour votre governe, nous vous informons que la coupe original reste em permanence dans le musée olympique de Lausanne.


("Lausanne, 06 de maio de 1949.


Fluminense Football-Club.


Rio de Janeiro.


Confirmando o que nós vos comunicamos telegraficamente, temos a honra de vos dar conhecimento que, na reunião de Roma, o Comitê Olímpico Internacional, por unanimidade, atribuiu a vosso clube a taça olímpica para 1949.


Nós vos enviamos nossas calorosas felicitações pela homenagem que os membros do C.O.I. vos outorgaram, e aproveitamos esta ocasião para formular nossos melhores votos à vossa associação e aos esportes no vosso país.


Por esta mesma correspondência, nós vos enviamos:


1 - fotografia da taça;
2 - o diploma que vos é destinado;
3 - uma grande placa reproduzindo a taça;
4 - uma pequena placa reproduzindo a taça.


Recebam, Senhor Presidente e Senhores, a expressão dos nossos melhores sentimentos.
Otto Mayer, chanceler


Cópia aos membros brasileiros do C.O.I.


P.S. - Para vosso conhecimento, nós vos informamos que o original da taça permanece no museu olímpico de Lausanne").






A LISTA DOS AGRACIADOS



O Fluminense foi o único clube brasileiro a receber a honraria da Taça Olímpica. Confira aqui todos os agraciados até o ano de 1949, quando o tricolor entrou para a ilustre lista.


1906 - Touring Club de France
1907 - Henley Royal Regatta
1908 - Sveriges Centralförening för Idrottens Främjande
1909 - Deutsche Turnerschaft
1910 - Ceska obec Sokolska
1911 - Touring Club Italiano
1912 - Union des Sociétes de Gymnastique de France
1913 - Magyar Athletikai Club
1914 - Amateur Athletic Union of America
1915 - Rugby School, England
1916 - Confrèrie Saint-Michel de Gand
1917 - Nederlandsche Voetbal Bond
1918 - Equipes Sportives du Front Interallié
1919 - Institut Olympique de Lausane
1920 - Y.M.C.A. International College, Springfield
1921 - Dansk Idraets Forbund
1922 - Amateur Athletic Union of Canada
1923 - Association Sportiva de Cataluna
1924 - Fédération Gymnique et Athlétique Finlandaise
1925 - Comité National d'Education Physique de l'Uruguay
1026 - Norges Skiforbund
1927 - Colonel Robert M. Thomson
1928 - Junta Nacional Mexicana
1929 - Y.M.C.A. World's Committee
1930 - Association Suisse de Football et d'Athlétisme
1931 - National Plying Fields Association, Great Britain
1932 - Deutsche Hochschule für Leibesübungen
1933 - Sociéte Fédérale Suisse de Gymnastique
1934 - Opera Dopolavoro Romea
1935 - National Recreation Association of U.S.A.
1936 - Segas: Union des Sociétés Helléniques de Gymnastique et d'Athlétisme, Athénes
1937 - Oesterreichischer Eislauf Verband
1938 - Königl. Akademie für Körpererziehung in Ungari
1939 - Kraft durch Freude
1940 - Svenska Gymnastik - och Idrottsföreningarnas Riksförbund
1941 - Comité Olympique Finlandais
1942 - William May Garland, Los Angeles
1943 - Comite Olimpico Argentino
1944 - Ville de Lausanne
1945 - Norges Fri Idrettsforbund, Oslo
1946 - Comite Olimpico Colombiano
1947 - J. Sigfrid Edström, Stockholm, President of the IOC
1948 - The Central Council of Physical Recreation, Great Britain
1949 - Fluminense Football-Club, Rio de Janeiro